Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Queridos amigos internautas,
Paz infinita!!!

Certamente muitos de nós já ouvimos e lemos muitos comentários sobre a maneira certa de compor canções religiosas. E tudo isso é muito bom porque estamos tendo, através de muitos veículos de comunicação (rádio, TV, Internet...), cada vez mais espaços para mostrar e divulgar uma imensidade de novas canções.

Certa vez, li um artigo do nosso querido amigo, cantor e compositor, padre Zezinho, scj, com o título de "heresias ao som do violão", onde ele já chamava a atenção sobre a necessidade de alguns critérios na arte e no dom da elaboração de letras religiosas.

É bem verdade, e sabemos disso, que "o Espírito Santo é livre e sopra onde quer" - e poderíamos acrescentar sem a menor dúvida que o Espírito é livre, sopra onde quer, para quem quiser e quando Ele quiser...

Acredito piamente que nós não podemos inibir a ação do Espírito Santo na vida daquelas pessoas que gostam de escrever poesias e canções religiosas. Mas é necessário ter presente algumas dicas na hora de compor, como por exemplo:

* Muita espiritualidade (hábito constante e diário de oração pessoal);
* Leitura constante da Palavra de Deus;
* Noções da Doutrina da Igreja (Catecismo);
* Noções de Liturgia;
* Noções claras dos personagens da História da Salvação (não aumentar e nem diminuir ninguém: Santíssima Trindade, Santos, Maria, Anjos, etc...)
* E, é claro, algumas noções práticas de rima, prosa e coisas do gênero...

Volto a salientar que todas as pessoas que são inspiradas por Deus no Espírito Santo, devem exercer este serviço com toda alegria. O compositor é aquele que expressa a vontade e as verdades de Deus através da música e da poesia. A canção religiosa deve falar, sobretudo, do amor de Deus em nossas vidas e deve, também, nos conduzir a uma transformação em nosso mundo e no ambiente onde estamos. Nem muito no céu, nem muito na terra: seres humanos que se esforçam todos os dias para serem santos. Nem muito intimismo nem muito coletivismo... Mas sim, um compromisso com o Reino de Deus. A música tem esta força. Benditos sejam os compositores de Deus. Iluminados sejam os artistas, letristas, intérpretes, músicos que fazem chegar aos nossos ouvidos os sons de Deus.

 

Carinhosamente,

Frei Rinaldo, osm
freirinaldo@catolicanet.com.br
http://www.freirinaldo.com.br

  
  
 

Ver outros artigos de Frei Rinaldo

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.